Como preparar a mama para o aleitamento

bbkitsblog

A amamentação é um tema que deixa as mamães cheias de dúvidas. Amamentar é mais do que fornecer alimento: é uma experiência transformadora e prazerosa entre mãe e filho, fortalecendo o vínculo existente.

Durante a gravidez, a glândula mamária da gestante prepara-se naturalmente para a amamentação, pois os ductos mamários desenvolvem-se e os seios crescem. No entanto, é importante a grávida também preparar o seio para amamentar, adotando alguns cuidados durante toda a gravidez para evitar problemas, como as rachaduras ou fissuras no mamilo.

Muito se fala sobre massagear ou esfregar os mamilos com buchas e toalhas ásperas, mas isso não é, de fato, recomendado; não há nenhum estudo científico que comprove a eficácia desse hábito. Pelo contrário, a fricção intensa pode provocar lesões e até aumentar o risco de infeções. Para completar, a estimulação das mamas libera ocitocina, o que pode levar à indução do parto prematuro nas gestações de risco. Pois é, melhor não arriscar!

Outra coisa bem comum de ser ouvida por aí é o banho de sol, de fato, 10 a 15 minutos antes das 10h ou após às 16h, é uma das maneiras mais eficientes de preparar os mamilos para a amamentação, já que a melanina tende a deixar a pele mais resistente. A luz solar não traz malefícios ao seio, desde que o horário de exposição seja respeitado. Nada de cremes de hidratação: pasme! recomenda-se que  a higiene da área seja feita durante o banho apenas com água corrente, pois os cosméticos retiram a hidratação natural, o que resseca a região e contribui para rachaduras no futuro.

bbkitsblog02

Acesse já o nosso site e conheça nossas bolsas de maternidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *