Leite: Intolerância ou Alergia?

BBKits 01

Estima-se que uma a cada 20 crianças têm alergia à proteína do leite de vaca  e podem apresentar coceira, urticárias e inchaço como sintomas dessa reação alérgica. Esses sintomas podem aparecer durante o aleitamento materno ou depois, na introdução de outro leite.

Segundo o pediatra Fábio Ancona, especialista em nutrição infantil (SP), a falta de diagnóstico preciso pode aumentar os riscos e, em casos extremos, até levar à morte por anafilaxia, que é a reação mais grave. Já a intolerância à lactose é outra doença, segundo o pediatra Antonio Carlos Pastorino, chefe da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança (SP):

“Ela acontece quando o organismo não produz a quantidade ideal de lactase, enzima intestinal responsável por digerir a lactose, o que leva a reações como diarreia, vômito e assadura perianal.”

Como os especialistas não recomendam o uso de lactase sintética para crianças, principalmente menores de 5 anos, é melhor retirar o componente da dieta. Na dúvida, procurar um especialista é sempre o recomendado.

Procurando alternativas

O leite vegetal é uma alternativa para os pais que enfrentam esse grande desafio. Podem ser consumidos por crianças com APLV ou intolerância a lactose, a partir de 1 ano, e são encontrados nas versões soja, aveia, arroz e coco, entre outros. No entanto, é importante compreender que composição deles é bem diferente do leite comum, apesar de receber esse nome, já que é geralmente feito a partir do grão ou cereal com água, herda os componentes nutritivos e o sabor daquele alimento. O leite de arroz, por exemplo, é rico em carboidratos e de fácil digestão, mas pobre em cálcio (a não ser que o fabricante enriqueça o produto com o mineral e outros nutrientes). O de aveia é rico em zinco, que reforça a imunidade, e em fibras, que ajudam o intestino preguiçoso. Já o de soja é o melhor no quesito proteína, pois contém maior quantidade do nutriente. Há vários tipos disponíveis no mercado e até mesmo aqueles com adição de frutas, que tem melhor aceitação pelas crianças.

Importante: Evite comprar o produto sem conversar com o pediatra, já que muitos podem conter açúcar em sua formulação. Você também pode fazer em casa. Confira passo a passo abaixo.

{Leite de Aveia}

Ingredientes:

1 copo de aveia em flocos grossa

3-4 copos de água

Modo de Preparo:  Deixe a aveia de molho por 10-12 horas. Escorra e bata no liquidificador com os 3-4 copos de água e coe.

Rendimento: 1 litro – Deve ser consumido no mesmo dia.

Fonte: Revista Crescer; Pediatria em Foco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *