Descubra como ajudar seu filho a superar os medos

como-a-criana-aprende-a-ter-medo_A

Muitos pais se questionam a respeito da melhor forma como lidar com os medos das crianças. Logo pensam, isso é normal? Estes questionamentos são muito comuns e devem ser observados constantemente.

Em um artigo da Revista Crescer, especialistas afirmam que os medos estão ligados à etapas específicas do desenvolvimento dos pequenos, e o modo e a intensidade variam de criança para criança – têm relação com a personalidade delas e a dos pais, entre outros fatores. Por isso, a BB Kits separou alguns dos medos mais recorrentes, de acordo com a idade do seu filho e reuniu dicas importantes para você lidar com cada um deles.

  • Até 7 meses

Medo: Barulhos inesperados e luzes fortes.

O que fazer para ajudar: Evite expor a criança a qualquer estímulo intenso. Se não for possível, faça de maneira suave e verifique como ela reage.

  • De 7 meses  a 1 ano e meio

Medo: Pessoas, ambientes e objetos novos e de perder os pais, pois acham que pessoas desaparecem quando não estão ao alcance de seus olhos.

O que fazer para ajudar: Estar presentes em situações novas.

  • De 1 ano e meio a 3 anos

Medo: Escuro, pessoas com máscaras ou fantasias, de ficar sozinho.

O que fazer para ajudar: Ao encontrar alguém fantasiado, aproxime-se devagar e mostre que é apenas uma roupa diferente. No entanto, se perceber que a criança não está gostando, não force a situação.

  • De 3 a 5 anos

Medo: Monstros, fantasmas, escuro, animais, chuva, trovão, de se perder.

O que fazer para ajudar: Respeite a criança, permitindo que ela se expresse e explique que nada de mau vai acontecer. Quanto ao medo de se perder, uma dica é ajudá-la a decorar o nome inteiro e o telefone de casa e ensiná-la a pedir ajuda. Ela se sentirá mais segura.

Já para o medo de chuva, tente explicar que ela vem para encher os rios de água, para molhar as plantinhas, etc. Os monstros e fantasmas são de mentirinha, que são só nos filmes e desenhos que passam na televisão! E lembre-se: a criança sofre ao sentir medo, então tenha paciência e muito carinho para explicar essas coisas.

  • A partir dos 5 anos

Medo: Ser deixado na escola, de gente desconhecida, de personagens de terror.

Para ajudar: A insegurança melhora com o diálogo. Se o medo for de pessoas desconhecidas, reforce, por exemplo, a importância de ficar perto de adultos conhecidos. Para a criança se sentir segura, diga que alguém sempre estará cuidando dela na escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *