“Dormir como um bebê” – Mitos e Verdades sobre o Soninho deles

gorgeous newborn baby sleeping

É muito comum ouvirmos por aí a frase “Dormir como um bebê”, mas nem sempre é a realidade dos pais de primeira viagem. Nesse contexto, diante do desespero pra fazer o bebê voltar a dormir ou não acordar durante à noite, alguns mitos precisam ser desmistificados. Vamos conhecê-los?

Se deixar o bebê exausto, ele irá dormir a noite toda.

Realidade: O excesso de cansaço provoca a reação inversa. Os bebês acabam tendo dificuldade em adormecer ou manter o sono ao longo da noite, acredite.

Colocar o bebê para dormir tarde da noite, para que ele não acorde muito cedo pela manhã.

Realidade: Não funciona e chega a ser cruel manter o bebê acordado até muito tarde, porque ele ficará mais cansado e, consequentemente, terá mais dificuldade para relaxar e cair no sono.

Adicionar cereal à mamadeira vai ajudá-lo a dormir durante a noite.

Realidade: Não há nenhuma evidência de que a adição de cereais ajuda o bebê a pegar no sono. Por isso, não é recomendado; na realidade, isso só aumenta o número de calorias que o bebê consome.

Manter o ambiente completamente em silêncio.

Realidade: Os recém-nascidos não se incomodam com o barulho, pois ouviram um ruído alto enquanto estavam no útero da mamãe. No entanto, isso não quer dizer que se você quiser ligar uma música alta, é mais adequado. Cabe aos pais avaliar os tipos de barulho que incomodam ou não, como os do dia a dia; televisão, falar ao celular, conversar perto do quarto do bebê, entre outros.

Bebês que se alimentam de sólidos dormem a noite inteira.

Realidade: Não há nenhuma pesquisa que comprove esse mito. Pelo contrário, alguns estudos científicos indicam que a introdução precoce de sólidos pode desencadear alergias alimentares. É normal e esperado que os bebês menores de 6 meses acordem durante a noite com fome. Para um sono de qualidade, é necessário distribuir adequadamente as calorias ao longo dia, de acordo com a faixa etária e se houver, indicações médicas.

Eliminar as sonecas ao longo do dia ajuda.

Realidade: Se o bebê não tem sonecas regulares ao longo do dia, de acordo com a faixa etária, ele se torna cansado e super estimulado. Um bebê super estimulado, possui maior dificuldade para adormecer e acaba despertando mais facilmente, consequentemente, podendo acordar várias vezes durante a noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *