Como escolher o nome do meu bebê?

dicas-escolher-nome-bebe

Escolher o nome certo para o bebê é uma tarefa difícil. Além disso, muitos pais querem ser originais e isso exige separar um tempinho para pensar nas possibilidades. Comece a falar sobre o assunto com seu parceiro o quanto antes para que vocês tenham um norte e um  tempo maior para pensar. Uma dica é ter uma listinha sempre à mão, para acrescentar um nome interessante quando cruzar com ele ou quando tiver uma inspiração súbita.

A BBKit’s separou algumas dicas para ajudá-lo nesse momento tão único e especial:

Escolha um nome que tenha um significado especial pra você

O ideal é que o nome escolhido expresse algo que soe positivo para você.

A opinião dos amigos, familiares e conhecidos é importante, mas você, melhor do que ninguém, sabe qual será a melhor opção.  

Tente combinar o nome com o sobrenome

Repita a combinação diversas vezes e veja como soa o nome. Se você tem um sobrenome comum, como Silva ou Sousa, pense em um nome um pouco menos usual para fazer a associação perfeita. Uma boa dica é procurar no Google quantos homônimos o seu filho terá. Se a lista for muito grande, melhor pensar em outra opção. É importante também verificar se há redundância — Fernando Fernandes, por exemplo.

Leve a grafia em consideração

Se o nome escolhido tiver uma grafia incomum, seu filho vai acabar tendo que corrigir o próprio nome constantemente.

Honrar ou não honrar alguma tradição familiar?

Será que a família tem a tradição de dar certo nome, herdado de geração para geração? Veja se realmente o significado dele condiz com a sua vontade. E lembre-se: essa decisão é dos pais, que não devem se sentir pressionados a seguir o comportamento familiar. Se, no entanto, optar pela tradição uma saída é usar esse nome como o do meio.

Pense nos possíveis apelidos (Na escola, principalmente)

Você está preparado para ouvir seu filho(a) sendo chamado por um apelido? Beatriz, por exemplo, vira Bia, mesmo que se insista no nome original. Então, não dá para fazer nenhuma escolha sem imaginar todos os apelidos que determinado nome poderá render.

Repetir sempre

Antes de tomar a decisão final, pronuncie o nome diversas vezes.

Nomes fora de moda não existem, respeite seu desejo

Não se incomode se gostar de um nome que parece em desuso. Ou o contrário: não escolha um nome só porque ninguém mais é chamado assim, na esperança de ser original.

As emoções da hora do nascimento importam (e ajudam!)

A hora do nascimento é o momento que realmente importa! As sensações e emoções que vêm à tona fogem da lógica.

Não perca a oportunidade de olhar para o seu rostinho do seu bebê e ser a primeira pessoa a pronunciar o seu nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *