Cardápio Saudável para Festas Infantis

festa-infantil-mr-frog
Já falamos sobre alimentação no primeiro ano de vida anteriormente. Hoje, vamos falar de um tema que muitas mães têm dúvida, o objetivo é dar uma luz na hora de escolher o cardápio da festa do seu filho e sim, é possível uma festa super divertida com uma alimentação repleta de nutrientes.
A primeira coisa que vem a nossa cabeça quando se fala em festa de criança ainda é salgadinho acompanhado de refrigerante, bolo de chocolate, brigadeiro e guloseimas. Mas as atitudes dos pais, principalmente, vem mudando para melhor. Cada vez mais preocupados em oferecer alimentos nutritivos mesmo em festas que, teoricamente, escapam à rotina acabam oferecendo alternativas aos seus filhos na esperança de criar hábitos saudáveis (Viva!)
Ao invés de salgadinhos fritos, por exemplo, uma dica é oferecê-los em versão assada. No lugar de refrigerantes, os sucos naturais. Vale lembrar que o cardápio deve ser atrativo aos olhos da criançada, que é muito visual. O objetivo é estimular a tal ponto que elas esqueçam que o bolo não é de chocolate. Como alternativa, ofereça um bolo sem ovo, glúten e lactose – ideia relevante para os convidados alérgicos ou intolerantes – invista em gelatinas de sucos naturais, bolos de frutas; como banana, por exemplo.

Seja criativo! Dê nomes aos pratos, utilize nomes de personagens que a criançada adora. A sopa de ervilha pode receber o nome de ‘Caldinho do Shrek’, a salada de frutas pode ser o ingrediente x e por aí vai. Vale combinar os nomes com o tema da festa, isso vai tornar tudo mais divertido para o seu filho e os amigos.
Invista em gelatina incolor com suco de fruta natural, sorvete de iogurte com frutas picadinhas e em diversos formatos; coração, estrelas, personagens, entre outros. Se quiser, disponibilize um potinho com iogurte para molhar as frutas. Outra ideia é investir em sanduíches de pães integrais com pastinha de sabores diferentes; cenoura, grão de bico; atum, são algumas opções.
Combine o cardápio saudável a uma festa ao ar livre. Deixe os eletrônicos de lado e convide as crianças a aproveitarem o espaço e a natureza. As crianças aprendem com o exemplo, torne o cardápio saudável da festa do seu filho um hábito! Converse sobre a importância de comer bem, eduque-o não a evitar chegar perto de comidas gordurosas, mas sim preferir as saudáveis pelo sabor, nutrientes e experiências.
Lembre-se de não ser radical; a festa pode sim ter um brigadeiro, mas que tal sem açúcar? O que importa é incorporar opções variadas ao cardápio e torná-lo mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *