​Tudo que você sempre quis saber sobre desfralde

bbkits_1

A retirada da fralda é o primeiro momento de independência na vida da criança, consequentemente, um marco em seu desenvolvimento. Por volta dos dois anos, grande parte das crianças já está preparada para este processo, já que é nessa idade que começa a surgir a capacidade física para controlar as suas vontades. Ainda assim, é importante que os pais não reprimam a criança, caso ela não consiga segurar uma vez ou outra. O processo é gradual e é necessário ser paciente, até mesmo para que a criança não se sinta pressionada e fique estressada, o que pode atrapalhar ou mesmo atrasar o processo.

Preparamos uma tabela para tornar as principais dúvidas e dicas sobre esse período de transição mais didáticas possíveis.
bbkits_

Além dessas dicas, tente criar uma rotina para o seu filho passar por este processo de forma mais natural possível. Na 1ª semana, por exemplo, leve-o ao banheiro a cada duas horas para fazer xixi. Caso perceba que ele tenha vontade de fazer coco, respeite os mesmos horários. Com o tempo, você vai notar os horários habituais e pode até anotar em algum lugar para ajudar a se organizar. Elogie sempre!

Na 2ª semana, continue levando a criança ao banheiro,mas deixe-a sozinha. Vale esperar do lado de fora e deixar claro que caso queira pedir ajuda, você estará ali. Não haja com rispidez caso não dê tempo de chegar ao banheiro, ao invés disso, fale que não tem problema e que na próxima vez, tudo ocorrerá bem.

Na 3ª semana, deixe a decisão de ir ao banheiro para a criança, embora seja importante você perguntar a cada duas horas. Mostre para o seu filho como se limpar e que é importante dar a descarga e lavar as mãos depois de usar o banheiro. O principal modo da criança aprender é com você dando o exemplo.

Na 4ª semana, não pergunte nem ofereça. A criança já estará com mais autonomia para ir ao banheiro por conta própria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *