Dicas de brincadeiras nas férias

Férias é momento de diversão! E brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, além de estimular o vínculo entre os filhos e pais. Aproveite esses dias livres para curtir o seu filhote e ter novas experiências em casa ou fora dela. Veja dicas de brincadeiras criativas para as férias:

 

Chef de cozinha

Cozinhar pode ser um exercício riquíssimo de aprendizado, despertando a curiosidade, a autonomia e promovendo atividades sensoriais que estimulam os cinco sentidos da criança. A cozinha é um ambiente de interação e educação entre os pais e as crianças.

Sob supervisão, o pequeno pode participar de um ou mais passos de alguma receita, como preparar a massa de um bolo, enrolar as bolinhas do brigadeiro e passá-las no granulado, montar uma salada com diversos alimentos já cortados, empanar pedacinhos de frango, carne ou peixe, montar camadas de uma pizza, entre outros pratos práticos. Antes de começar, não se esqueça de ensinar sobre a higiene das mãozinhas. Depois de pronto, a criança maiorzinha pode servir a mesa como uma verdadeira chef!

 

Cabaninha

Com um simples lençol, a cabaninha é uma brincadeira fácil que estimula a criatividade e a imaginação da criança. Para montar, você vai precisar :lençol, cadeiras (pelo menos quatro) e prendedores de roupa! Junte os itens e mãos à obra:  jogue o lençol sobre as cadeiras, sendo duas de cada lado, e prenda nos cantos com prendedores.

O espaço vira um tipo de “acampamento” e pode tornar qualquer brincadeira mais lúdica. Antes de dormir, que tal contar uma história no escurinho, usando só uma lanterna? Pode ser muito divertido!

 

Bonequinhos de bexiga

Quem não lembra dos bonequinhos feitos de bexiga com farinha? Eles são muito divertidos e trabalham o imaginário da criança. Para montar os bonecos, são necessários: amido de milho, bexigas coloridas, canetinhas permanentes e um funil. Não tem funil? Sem problemas, a parte de cima de uma garrafa pet cumpre a função.

O primeiro passo é encaixar a bexiga no funil. Feito isso, jogue farinha ao poucos por cima do funil e empurre-a com ajuda da ponta de uma colher. Quanto mais farinha, maior e mais cheinho o boneco fica. Depois, amarre a bexiga. Em seguida, pegue as canetinhas para desenhar olhinhos e boca. Os cabelinhos podem ser desenhados ou feitos com lã, mas é opcional. Pronto: agora é só amarrar, organizar tudo e brincar! É importante participar e supervisionar a brincadeira para evitar acidentes.

 

Sessão cineminha

Ah, essa é a nossa predileta! Juntar a família toda e transformar a sala de casa em uma sala de cinema! Demais, né? Antes de começar, separe o que não pode faltar na sessão cineminha: almofadas e PIPOCA. Escolha um ou dois filmes animados e para lembrar uma sala de cinema, deixe o ambiente bem escurinho e aumente o volume um pouquinho mais. Como está todo mundo de férias na escolinha, a sessão cineminha pode ser uma opção para reunir os coleguinhas também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *