5 frases que os pais devem evitar falar com os filhos

Às vezes, na correria do dia a dia, deixamos passar algumas frases no diálogo com os nossos filhos que devem ser, por algum motivo, evitadas. Você sabe quais são elas, segundo especialistas?

  1. Pare de chorar

Essa á a grande campeã. Quando dizemos “pare de chorar” estamos pedindo a eles que minimizem uma expressão importante de que algo não está certo, o choro. O ideal é conversar com a criança e tentar entender o motivo do choro e, em seguida, ensinar como a criança deve lidar com a situação.

  1. Não foi nada

Uma das nossas reações mais comuns diante de um tombo ou qualquer machucado é dizer ‘“não foi nada, já passou”. Mas dizer isso é tentar afirmar como a criança está se sentindo. Demonstre carinho e atenção sempre que a criança precisar, um beijinho para “curar o machucado” também pode ajudar, mas evite dizer “não foi nada.”

  1. “Porque sim”, “Porque não”

Essas frases não explicam nada do que a criança procura entender, né? Além disso, os porquês são essenciais na compreensão dela mesma, dos outros e da realidade que a cerca.

4. Fulano faz isso

Não compare seus filhos com outras crianças ou, até mesmo, com os próprios irmãos. Cada criança tem uma personalidade e um jeito de agir diferente, então elas não devem ser comparadas. Comparações podem abalar a autoconfiança da criança.

  1. Não temos dinheiro pra isso

A gente tem o hábito de falar o que vem à nossa cabeça, mas precisamos pensar que essa frase pode assustar nossos filhos, transmitindo uma ideia errada de que nós, pais, não estamos no controle de nossas finanças. Além disso, pode ser que uma hora as crianças questionem alguma compra. No lugar de “não temos dinheiro pra isso”, que tal “nós não vamos comprar isso porque estamos guardando dinheiro para coisas mais importantes.”? Se a criança insistir, é a hora perfeita de explicar sobre como administrar e guardar dinheiro. O que, cá entre nós, é algo super importante pra ensinar!

Acesse o nosso site e conheça nossas bolsas maternidade: www.bbkits.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *