Literatura Infantil: Um bate papo com Ziraldo

A leitura é uma das portas para a interação com o contexto em que estamos inseridos e para a nossa compreensão de nós mesmos, dos outros e do mundo. Por isso, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida: em casa e na escola, com a alfabetização infantil, a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta de um mundo fantástico, único e super especial.

Ziraldo Alves Pinto é mineiro de Caratinga, nasceu em 24 de outubro do ano de 1932. O criador de O Menino Maluquinho combina várias habilidades, entre elas, cartunista, cronista, caricaturista, escritor, dramaturgo, pintor e, sobretudo, é um brasileiro que utiliza sua obra para contribuir com a educação de seu país.

A Turma do Pererê, primeiro grande sucesso

Pererê, primeira revista em quadrinhos totalmente produzida em cores no Brasil, foi lançada em 1960, e alcançou uma grande tiragem, mas foi cancelada no início do regime militar, em 1964. Embora tenha sido lançada novamente mais tarde, na década de 1970, pela Editora Abril, não obteve o mesmo resultado da época anterior. A Mata do Fundão e a fábula irreverente de Ziraldo não seriam muito bem aceitas nos anos de chumbo — animais falantes, índios e fazendeiros eram a representação lúdica de uma realidade controversa.

Fonte: Revista Crescer e Conhecimento Prático Literatura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *