O que você precisa saber sobre o umbigo do seu bebê!

post BBKit's 32

Essa é uma preocupação de muitas mamães e costuma deixar um clima de apreensão quando, na verdade, é uma prática simples: nada de mistério!

O umbigo é apenas um pedaço do que restou do cordão umbilical, que liga o feto à placenta dentro do útero e é responsável por manter a circulação sanguínea entre ele e a mãe, com transporte de nutrientes e oxigênio, durante toda a gestação. Logo que a criança nasce, o cordão umbilical é cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho de 2 a 3 centímetros, ainda fica ligado à barriga do bebê. Em geral, o umbigo cai entre 7 e 15 dias. Em alguns casos, esse prazo pode aumentar ou diminuir, sem que isso represente um problema. Também é normal que ocorra um pequeno sangramento, seguido da queda do coto umbilical.A limpeza do coto umbilical deve ser feita pelo menos três vezes por dia. Sempre após o banho e antes da troca de fraldas, se o bebê sujá-lo. Não se preocupe se ele chorar durante a limpeza, o coto umbilical não dói porque não tem terminações nervosas. O bebê apenas se incomoda com o gelado do álcool. Há lugares em que a recomendação é a de não molhar o coto, portanto, naquelas localidades, não se dá banho no recém-nascido enquanto o umbigo não cai.

No Brasil, porém, os especialistas indicam o banho desde o primeiro dia de vida, sem problemas. Basta secar bem o coto e passar o álcool antes de fechar a fralda.

O coto caiu e o umbigo ficou alto. E agora?

Quando o umbigo da criança fica saltado, é provável que se trate de uma hérnia umbilical. As hérnias umbilicais são muito comuns e podem afetar até 20 por cento dos bebês. Normalmente não exigem tratamento e se resolvem sozinhas. Converse com o pediatra do bebê, ele saberá se é necessário algum tratamento ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *