Por que é importante ensinar a higienização das mãos desde cedo?

kid washing hands with mom

Será que desde cedo você ensina o seu filho a higienizar as mãos? Claro que, como já dito aqui antes em diversos posts, o exemplo é sempre a melhor forma do seu filho aprender. Em contrapartida, os hábitos também são e é extremamente importante o hábito de levar as mãos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, preconiza o hábito mundo afora e afirma que é possível reduzir em até 40% a incidência de gripes e conjuntivites. Por isso, ninguém como pai e mãe para transmitir a importância desse hábito, sempre supervisionando a maneira da criança lavar as mãozinhas.

Qual é o momento certo de lavar as mãos? Antes de qualquer refeição, após usar o banheiro, brincar, espirrar, tossir, coçar o nariz ou colocar a mão em algum animalzinho. Uma dica muito válida é deixar um sabonete apenas para a criançada do banheiro. Os formulados com glicerina 100% vegetal tem ação umectante e, além de higienizar, mantêm a pele hidratada e cheirosa. É importante orientar a criançada sobre a forma de lavar as mãos, o ideal é falar para ensaboar bem, até fazer bastante espuma, esfregar bem as palmas e as “costas” da mãos, e entre os dedinhos.

BBKit's1

Fique atento!

  • Não use álcool ou produtos de limpeza específicos para adultos em crianças.  Por isso falamos para deixar um sabonete somente para a criançada no banheiro. A pele das crianças é muito mais sensível e suscetível a alergias!
  • Mantenha as unhas da meninada bem aparadinha, para evitar o acúmulo de sujeira e bactérias.

Quando a criança come sem lavar as mãos, por exemplo, pode estar levando à boca micro-organismos causadores de diversas doenças, como a  gastroenterite, por exemplo. Depois de manipular seus brinquedos, sujar-se na areia, com massinha ou mesmo interagindo com os coleguinhas, a situação se repete, já que as mãos sujas viram condutoras de vírus e bactérias para dentro do corpo.

Lembre-se você também de fazer o mesmo! Assim, estará dando o exemplo. Quer exemplo melhor do que o dos pais? Não tem! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *