Meu filho não come bem, e agora?

BB Kits0

Manter uma rotina alimentar em casa é muito importante para que a criança desenvolva hábitos saudáveis, assim como os pais. Sentar à mesa para comer em horários regrados, oferecer alimentos bons para a saúde em todas as refeições (ainda que o pequeno não os aceite) e evitar distrações como aparelhos eletrônicos é essencial para que a criançada entenda que aquele é um momento importante e que há outros, mas existe hora pra tudo. A questão é que, às vezes, essas são as nossas próprias dificuldades. Afinal, não é porque somos adultos que sabemos comer bem. E aí? O desafio mora no exemplo.

Os mandamentos da boa alimentação infantil - Do livro: Meu filho come mal, de Gabriela Kapim e Ana Abreu.
Os mandamentos da boa alimentação infantil – Do livro: Meu filho come mal, de Gabriela Kapim e Ana Abreu.

Aprendemos que comer dá direito a uma recompensa e por achar que isso realmente funciona, acabamos replicando isso de geração em geração. Oferecer algo em troca de comida não é um caminho adequado, já que a criança passa a entender que os alimentos funcionam como moeda de troca: NÃO!

Da mesma forma que tentar forçar a alimentação não dá certo ou deixar a criança com fome; esse tipo de coisa.

Mas então…o que fazer? Cada caso é um caso, seu filho não é igual a nenhum outro. Se ele só belisca, não entre em desespero. Comer pouco é relativo e devemos lembrar sempre de que, em muitos casos, mesmo comendo pouco, muitas crianças conseguem crescer e viver bem, ainda que com um volume de ingestão inferior aos demais. No entanto, é mister ressaltar que o risco de haver um comprometimento do crescimento é maior e, por isso, o mais indicado é procurar sempre uma ajuda médica (do pediatra), sem neuras.

Os pais precisam ficar atentos à alimentação equilibrada, mesmo em menor escala. Por exemplo, o ferro, o zinco e outros metais têm participação essencial na cognição, memória, aprendizado, inteligência e capacidade de resolver problemas. Por isso o cardápio do seu filho precisa ser equilibrado e variado.

Lembre-se sempre de conversar com o seu filho e dizer o quão importante é cuidar da alimentação e comer bem. Busque alternativas de leitura educativa ou mesmo desenhos animados. Hoje em dia há muitas formas de entretenimento saudáveis e que ajudam os pais nas mais variadas missões [quase impossíveis].

BB Kits02

Teo, Lena, Ben e a pequena Nina vivem em uma cidade cinzenta onde não existem alimentos. Para devolver a diversidade alimentar ao mundo, os quatro pequenos heróis viajam pelos sete reinos da nutrição em busca dos alimentos.

Gêneros: Aventura, Comédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *